top of page

Estudos sino-brasileiros sobre tributação e tecnologia

Ementa

O grupo de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre o impacto das tecnologias digitais emergentes, em especial no que versa sobre a perspectiva jurídica das inovações tecnológicas entre Brasil-China, com ênfase nos reflexos gerados no Direito tributário. Assim, o grupo se propõe a investigar a relação entre a inteligência artificial e as tecnologias em desenvolvimento com o Direito tributário e áreas afins, em ambos os países. Desse modo, busca-se identificar de que maneira tem se desenvolvido o tratamento jurídico dessas inovações em diferentes interfaces (biomédicas, processuais, constitucionais, administrativas, civis etc.), dentre as quais inserem-se a regulação e a tributação, como principal enfoque grupo.

Coordenadoras do eixo

Bruna Lietz

Currículo: Mestranda em Direito na linha de pesquisa Fundamentos Constitucionais de Direito Público e Privado na PUCRS com bolsa CAPES/PROEX. Especialista em Direito do Estado pela UFRGS. Especialista em Direito Público pela UNIASSELVI. Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2013), aprovada em Trabalho de Conclusão de Curso com grau máximo e indicação para publicação. Professora e advogada.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7133022323811404

Marianna Gazal Passos

Currículo: Mestranda na PUCRS com bolsa CAPES/PROEX na linha Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e Direito Privado.  Especialista em Direito Processual Civil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante da Sociedade Riograndense de Bioética (SORBI) gestão 2020-2022. Professora e advogada.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0882692093129698

bottom of page